Copy
Betroka, 05 de maio 2017
Não consegue visualizar esta mensagem? Clique aqui!

“…miserável homem que sou, quem me livrará do corpo dessa morte? Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor…”
( Rom. 7:24-25a)

Alguns  meninos  deram de presente , ao Benício , um passarinho.Embora eu não aprecie pássaros “engaiolados”,  tivemos que aceitar, porque culturalmente,   uma recusa não ficaria bem.  . Ele tinha as  asinhas cortadas por isso pedimos   a um amigo para construir lhe  uma gaiolinha;  se o soltássemos, ele morreria em poucos dias. Com o coração pesaroso, coloquei-o em sua “nova-para-sempre  casinha.

Uma manhã, passei a observar o  pobre pássaro “encarcerado” em sua gaiola. Ele tentava desesperadamente livrar-se da tela de aço que o prendia, mas era impossível. Obviamente ,desejava ser livre de novo  e voltar à vida que possuía. Contudo, não podia. Nesse momento, veio ao meu  coração um pensamento: - “ Assim são os homens, aprisionados pelo pecado. Por mais que tentem se livrar  dele .não conseguem sozinhos, pois são escravos”. 

Essa é a terrível sina de toda a humanidade. A Bíblia afirma que todos os homens, embora responsáveis por suas ações, são prisioneiros; prisioneiros do pecado. Não somos pecadores porque quebramos a lei de Deus, mas porque nascemos como tais. A maldição do pecado, passou a todos pela desobediência de Adão e Eva. Obviamente, recusamo-nos a reconhecer a nossa prisão, entretanto, a realidade da vida expõe a nossa escravidão. O Século XXI, como afirma Dr. Ravi Zacharaia “…se tornou o século mais sanguinário. Já matamos mais gente nesse século do que todos os outros juntos…”. Sem falar sobre as outras inumeráveis formas em que o pecado se manifesta.

O pior de tudo, é que não podemos simplesmente nos livrar dessa escravidão sozinhos. Nem o estudo, ou a filosofia, ou ciência; muito menos a excelentíssima religião; nada pode nos libertar do pecado.  Foi essa conclusão a que o Apóstolo Paulo chegou,  após analisar a sua própria existência: “…o bem que quero  fazer , esse eu não faço. O mal que não quero, esse eu faço”…. e conclui: “…miserável homem que sou, quem me livrará do corpo dessa morte?”. 

Essa também é a luta da humanidade. Procuramos paz, mas para alcançá-la usamos a guerra. Procuramos o bem, mas para obtê lo  usamos do mal. E, assim, perdida, caminha a humanidade. Somos miseráveis, afirma Paulo, porque não podemos fazer o que desejamos. Nossas ações e reações não são as que realmente desejávamos ter; miseráveis, porque não conseguimos nos libertar do mau/pecado dentro de nós (Somos escravos dele, que opera poderosamente em nós); miseráveis, porque não há esperança - fora de Cristo. 

Irmãos, o pássaro, assim como nós, precisa de um salvador. Alguém que abrirá as portas da gaiola e o porá em liberdade. Em nosso caso, um Salvador perfeito, que não tenha pecados, Santo e que possa, por direito,  libertar-nos. É por isso que a Bíblia afirma: “…se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres…” ( João 8:36)

 "Quem me livrará? " Retoricamente pergunta Paulo. Há Esperança? Sim, há! Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Jesus Cristo é o único que pode nos libertar do pecado, pois Ele pagou o preço da nossa liberdade, na Cruz. Bendito seja o SENHOR que se fez maldição por nós e nos chama à liberdade.

Queridos irmãos, é por isso que fazemos missões. Para que muitos sejam libertos do poder do pecado e da morte, pelo único que pode libertar verdadeiramente: Jesus Cristo, o Justo.

               

 

Um pouco sobre nós
 

Pela graça do Senhor, estamos bem. Apesar de  os malasos ( ladrões) terem voltado à Betroka , o Senhor tem nos protegido e nos guardado. Benício esteve doente esses dias, com uma infecção de ouvido, mas o Senhor também agiu graciosamente. Um casal de amigos ingleses, que são médicos nos ajudaram. Ele já está medicado e bem. Podemos perceber isso ,vendo-o correr, segurando um carrinho e dizendo: Déda, Déda! Brumm! Brumm! Brummmmmm….Glória a Deus pela sua bondade inefável.

Nosso dias são bem corridos, como é comum no campo missionário. As pessoas vêm todos os dias em nossa casa, e se torna, sempre, uma oportunidade de evangelismo e discipulado. Só podemos agradecer ao Senhor pelo Seu cuidado, livramento  e proteção diária.
Como é bom pertencer a esse Deus que é tão grande e poderoso e cuida de nós em cada pequeno detalhe! 

    

Programa na  Rádio
 

Alguém perguntou a um amigo Bara, chamado Zaona , ao chegar em sua vila : “… Zaona, porque você esta falando na radio?  “ Ouvimos seu testemunho”.  Gloria a Deus,  irmãos, a rádio está transmitindo as histórias bíblicas, o Evangelho de Lucas e os testemunhos de Baras, convertidos ao Senhor. Que o Senhor use as ondas, deste meio de comunicação, para levar  As Boas Novas a esse povo tão escravizado.

Justine e Alvida, duas senhoras Baras, estão nos ajudando com a tradução e reprodução  das histórias. Elas as contam, são gravadas e depois enviadas à radio.
 

                             

Projeto com as crianças
 

Uau!  Quase 200 crianças alcançadas pelo Projeto. Como elas são ávidas por histórias, e brinquedos!  No último encontro que tivemos, traduzimos a música: “Ninguém é Igual a Jesus” para a língua Bara. Foi maravilhoso encontrar algumas  delas ,na rua,  e  ouvi las  entoarem ,em um tom bem alto, típico de crianças: Mama do Benício e Deda do Benício : - “Tsy misy mitovy Jesosy” ( Ninguém é igual a Jesus). Nosso desejo é que elas cresçam cada dia na graça e no conhecimento do Senhor e, através delas, o Evangelho possa penetrar no coração de seus pais e familiares.


     

Programa de Agricultura: Uma ferramenta à evangelização
 

Foi muito bom termos 19 pessoas sendo treinadas em Agricultura. Certamente valeu os anos na faculdade estudando agricultura. Alguns estão aplicando o ensino na pratica e já há outras pessoas interessadas. Ainda temos um longo caminho a percorrer. A terceira etapa do treinamento será sobre Inseticidas Naturais.

      

Programa de Alfabetização

 
 “Ensinando a ler e escrever: Alfabetização como uma oportunidade para Evangelismo e desenvolvimento comunitário entre o Povo Bara”.

Nossa meta como o Programa de Alfabetização, é treinar pessoas chaves - evangelistas, pastores e todos que se interessarem em levar Evangelho de Jesus ao povo Bara, oferecendo ferramentas para ensinar ler e escrever através da Bíblia, assim como estratégias de evangelismo.

I Treinamento em Alfabetização

Nosso primeiro programa de Treinamento em Alfabetização ocorreu dia 1 de Abril de 2017.
Tivemos 18 Evangelistas da Igreja Luterana Malagasy, que trabalham em vilas Baras e um Bara convertido a Jesus, Jauna. Enquanto muitos comemoravam o dia da mentira aqui na vila, trabalhávamos para que a Verdade do Evangelho pudesse ser exposta de forma fiel e como estratégia de a aproximação que abençoasse o povo Bara.

Durante todo o sábado, três professoras Baras, cristãs fiéis a Jesus, ensinaram as técnicas de alfabetização. Os participantes tiveram aulas práticas, o que ajudou a visualizar a parte teórica. Também distribuímos material para trabalho e o livro de alfabetização: Feliz em Aprender a Ler (Sambatra Mahavaaky teny).

Todos os participantes foram constantemente desafiados a depender de Cristo para o trabalho de alfabetização, se esforçar ao máximo e usar a Bíblia como ferramenta de leitura.

Bendito seja o Senhor Jesus, o Senhor da Seara. É Ele que deseja ver os povos redimidos. Louvamos a Deus pela oportunidade de servi-Lo entre o Povo Bara.

        

Filme Jesus em Bara
 

Temos visitado muitas vilas nesses últimos dias. Acreditamos que mais de 700 pessoas já viram o filme Jesus na língua Bara. Em uma das vilas que fomos, Beharena, vimos o agir de Deus. Um dos evangelistas, que trabalha na área, contou nos  que após o termino do filme Jesus, ele viu algumas pessoas arrancando suas feitiçarias e jogando-as fora. Um deles disse: - “ Não precisamos mais disso, vamos seguir a Jesus…”  Aleluia!  Deus está agindo entre o povo Bara. 

Por favor, orem por essas vilas, onde o filme Jesus já foi passado: Mananove, Ambatomanga, Fanjanarivo, Isoanala, Mbararata, Beharena, Andalamby, Ambatomasy.

Temos muitos convites para visitarmos outras vilas. Gloria a Deus. Que o Senhor possa  usar essas sementes e fazê-las germinar; uma árvore possa crescer e produzir frutos dignos do Cordeiro.

 

      

 Projetos futuros! Ore conosco

 

Estamos planejando e orando para que o Senhor abra as portas para mais três treinamentos até o final do ano,  todos visando novas estratégias de Evangelismo.

O Primeiro é CONTADORES DE HISTÓRIAS: LEVANDO O EVANGELHO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS. Histórias são poderosas ferramentas de ensino e de evangelismo. A Bíblia é uma historia: A História do amor de Deus pelo homem e sua salvação . Jesus também usou muitas histórias para anunciar o Reino de Deus. Queremos ensiná-los a preparar histórias contextualizadas e relevantes para a cultura Bara. Também queremos entregar, o Mega Voice, que é uma espécie de Bíblia em áudio .O Mega Voice é um aparelho de radio, recarregado por energia Solar e que colocaremos todas as histórias e Biblia em audio para os evangelistas. 

O Segundo é AGRICULTURA A MANEIRA DE DEUS III - INSETICIDAS NATURAIS& ESTRATÉGIAS PARA EVANGELISMO. Um outro desafio à agricultura em Betroka é o controle de pragas. Pela graça de Cristo desenvolvemos uma pequena apostila sobre inseticidas naturais. A apostila está em fase de tradução e será usada no III Agricultura a maneira e Deus. 

O Terceiro é ALFABETIZAÇÃO: UMA PORTA ABERTA PARA O EVANGELHO. 77% do povo Bara não sabem ler. Assim, essa é uma grande ferramenta de evangelismo. Ao oferecer o ensino, os evangelistas oferecem também o desenvolvimento comunitário, e o amor de Cristo, no dia a dia.

O Quarto é ". NOSSA VIDA UMA COLCHA DE RETALHOS" Jana irá, em parceria com mulheres Baras, ensinar corte e costura e com isso levar o evangelho e discípulá-las  . Gloria a Deus,  os recursos já chegaram para esse projeto !

 
 Junho/ Um tempo de descanso e compras na Capital

 
Pretendemos ir para a capital Antananarivo no mês de Junho. Ore por nós. As chuvas danificaram bastante as estradas o que faz a viagem ser lenta, cansativa e perigosa. Sempre podemos encontrar os malasos- ladrões. 
Queremos descansar um pouco, levar o Benício ao Médico, comprar materiais para os projetos e  também renovar nosso estoque de comida!
Ore por esse tempo na capital e por uma viagem tranquila e segura! Que possamos ir e voltar guardados pelo Senhor!
 

  

 

Motivos de Louvor!

  • Louvamos a Deus pelo sua graça e fidelidade  para conosco. Deus nos abriu muitas portas para o trabalho.
  • Louvamos a Deus pelo seu cuidado e sustento. Nada nos tem faltado.
  • Agradecemos a todos os parceiros que oram e ofertam em nossas vidas. Certamente, o Senhor há de recompensá-los. O apoio de vocês é muito importante para nós!
  • Louvamos ao Senhor pelo cuidado com nossa saúde física;
  • Louvamos ao Senhor pela proteção diária contra acidentes e durante a noite dos ladrões;
  • Louvamos ao Senhor pela vida de cada local, os quais tem dedicado tempo para servirmos ao Senhor juntos e levarmos o evangelho ao Povo Bara- Ore por eles: Alvilda, Justine, Pastor Emanuel e Pastor Haza. 

 

Pedidos de Oração

  • Pela nossa viagem para Antananarivo- Proteção nas estradas;
  • Pelos próximos passos nos projetos e treinamentos. Disponibilidade dos Evangelistas e Recursos;
  • Pela nossa família, saúde física e espiritual;
  • Pelo Benício que ele possa crescer em graça diante do Senhor e que sejamos sábios ao educá-lo.

 

Louvamos ao Senhor pela vida de cada um e igreja! Um grande abraço, com amor
Família Basso

Caso queria começar contribuir financeiramente entre em contato conosco por email.
http://www.miaf.org.br/contribuindo.asp?contribuir=Missionario_42

Caso faça parte da AMEL, poderá contribuir através de depósito bancário. A AMEL criou as seguintes identificações para as doações destinadas ao projeto Madagascar:
Por exemplo: 
R$ 5,00 = Projeto MADAGASCAR
Desta forma, por exemplo, para contribuir com R$ 100,00, por favor deposite:
R$ 105,00 e saberemos que é para o projeto MADAGASCAR.







This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
AMEL-MIAF · RUA MAMBORÊ - 795 · Campo mourão, NM 87302-140 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp