Copy
BETROKA, 06 de Abril 2021
Não consegue visualizar esta mensagem? Clique aqui

Família Basso

Servindo a Cristo entre o povo Bara
          

“...não eu, mas a graça de Deus em mim...” ( 1 Co 15:10)

 

          Queridos irmãos, nesses dias tão obscuros, gostaria de relembrá-los da graça de Cristo. Sem ela não somos nada! Sem ela, ainda estaríamos mortos em nossos pecados e delitos, afastados da comunhão com Deus e condenados a uma eternidade de sofrimento longe do nosso Criador.  É a graça que nos dá esperança em um mundo tenebroso, dominado pelo príncipe desse século, que luta incansavelmente para nos destruir e nos afastar da presença do Senhor.
           Esses dias precisávamos pegar um voo e tínhamos requisitado o passaporte do Timóteo via Embaixada Brasileira em Capte Town – Cidade do Cabo. Demorou cerca de 2 meses, mas o passaporte chegou. No dia da viagem, algumas semanas após, descobrimos que o passaporte do Timóteo não havia sido ativado no sistema. Faltavam apenas 18 horas para o voo. Era sexta-feira as 17:00h da tarde. Meu Senhor que aflição. Iríamos perder o voo. Começamos a clamar a Deus por sua graça. Tentamos ligar na embaixada e ninguém atendeu. Já chorando clamamos ao Senhor. Um amigo, que mora na África do sul, entrou em contato com o telefone de emergência. A resposta foi que a embaixada já estava fechada, mas que iriam ligar para o supervisor.
         Conseguimos via WhatsApp, conversar com o rapaz, e nesse momento, a Graça, Maravilhosa Graça se manifestou.  A diretora da Embaixada, que nos conhecia dos tempos que moramos na África do Sul, autorizou ele voltar à embaixada (à noite), e lançar no sistema o passaporte (algo impossível). Em poucas horas estávamos prontos para viajar.  Aleluia! Essa é a graça que se manifesta nos momentos mais difíceis e angustiantes!
 
          Irmãos, apesar de toda dor e angústia que assolam o mundo, não somos como os que não tem esperança. Nossa esperança está na Graça de Jesus. Graça que é abundante, inesgotável, imensurável, disponível, acessível, e, de graça. É por ela, que somos o que somos.
 
          Sabedores disso, nos acheguemos com confiança ao trono da graça, por meio de Jesus, para obter ajuda em tempo oportuno; e não nos desesperemos!
Paz seja convosco.

Madagascar, nós e o COVID-19
A pandemia continua.
 
       Madagascar não está livre do Corona vírus como acreditavam as lideranças do país. Baseados em si mesmos, lançaram um composto a base ervas medicinais (Artemísia – uma planta usada no tratamento contra malária e outras) chamado COVID Organics, vendido pela empresa do próprio presidente da república, que prometia a cura “infalível” da doença; pois é, falhou! Até mesmo o diretor da empresa, que vendia o composto, tragicamente, morreu de Covid.

 

      Os casos aumentam e o país está novamente fechado. Não entra nem sai! Contudo, a utopia bateu à porta e após, a pressão de organizações como a OMS, ONU, UNICEF, para que o presidente abandonasse sua falácia (a venda do chá milagroso) e aceitasse a vacina contra o Corona vírus, houve um consenso entre os dirigentes do país, e a vacina será distribuída à população que desejar tomá-la (ainda não sabemos se gratuitamente; provavelmente não!).
         A Ilha de Madagascar, apesar de seus lugares paradisíacos, assume hoje a posição de 8º país mais pobre do mundo! As dificuldades aumentaram na pandemia. O preço dos alimentos subiu drasticamente. A fome foi agravada com ciclones (no norte) e seca (no sul) e a corrupção, que é algo indescritível, tem sido o promotor de muita miséria. Tristemente, alguns dizem: “é parte da cultura”; além disso, outras doenças sérias também são problemas no país. No mês de março foram registrados 35.000 novos casos de Tuberculose. A peste bubônica é uma realidade que assola a nação, AIDS etc.
        Contudo em meio a todo esse caos, o Senhor Jesus está trabalhando. Ele está iluminando os olhos do coração de muitos e transportando-os das trevas para a maravilhoso luz do Evangelho. Aleluia!


 
      
    QUANTO A NÓS?

        Meus amados irmãos, se pudéssemos resumir em uma só frase como estamos seria: “a graça nos tem sustentado”.
         Apesar de muitos não imaginarem, também fomos afetados pela pandemia. O preço dos alimentos subiu. A escalada vertiginosa do dólar e a desvalorização da nossa moeda – nos prejudicou muito. Além disso, a dor e o sofrimento daqueles que vem até nós também nos fazem chorar; a luta pela sobrevivência do povo nos faz agonizar em nossos corações e em compaixão tentamos fazer tudo o que podemos para aliviar a dor alheia, e anunciar a Cristo ( obviamente, muita da dor e sofrimento é causado pela própria cultura animista de adoração aos ancestrais e o medo dos espíritos, o que só pode ser transformado pelo Evangelho de Jesus); contudo, o SENHOR é fiel e não nos deixou só. Ele esteve presente em cada momento de nossa caminhada. Ele sempre é “socorro bem presente na hora da angústia”.

         Louvamos a DEUS por muitos, que também, compadecidos com a situação de Madagascar, e guiados pelo Espírito Santo, tem abençoado nossas vidas e ministério entre o povo Bara. O Senhor, é o Senhor das missões.

    
Agora sim: Nós!
         Benício está bem. Saudável e alegre. Louvamos a Deus pela vida dele. Meio preguiçoso as vezes para estudar (não sei para quem puxou, kkkk), mas tem crescido no aprendizado e nos deixado muito felizes. Matemática não é o seu forte (nem o meu também)
!  Mas, já é poliglota (rsrs)! Esses dias ele falou: "Dé, quero ser igual a você". Em que sentido, perguntei. Ele respondeu: "...ir nas vilas passar o filme Jesus.." Aleluia. Que o Senhor faça do Benício e do Timóteo discípulos apaixonados pelo seu mestre e servos na obra missionária.
          Timóteo está totalmente adaptado à cultura. Bagunceiro e falador ( deve ser a genética da Jana..kkk), fala poucas palavras em português, embora eu fale com ele em português; alguns brincam dizendo que é um “barinha” (filho do povo Bara); sua cognição é igual ao do povo e com certeza será muito divertido quando formos ao Brasil.

   
  
         Jana está bem ( embora cansada). Raramente tem algum problema de saúde ( que inveja santa, rs). Ela tem sido meu esteio todos os dias. Sua dedicação ao ensino do Benício e Timóteo, ao ministério com as crianças é louvável. Louvo a Deus pela “ajudadora idônea” (palavras usadas por Deus quando cria Eva), que o Senhor me deu. 

       
 
         Eu, estou bem, embora esse ano já tenha tido duas vezes crises renais (pedras nos rins); Sim!, sim. Eu tomo água. Talvez não muita, mas vou melhorar. Minha coluna ainda dói, mas, a graça nos basta. Temos nos esforçado para levar Cristo aonde Ele ainda não foi anunciado e ser exemplo aos nossos companheiros de ministério; pastores e evangelistas que aprendemos a amar como nossa família.
         A caminhada nem sempre é fácil irmãos. As vezes temos algumas baixas e as decepções são inevitáveis, porém prosseguimos, como diz a música do Pastor Nivaldo Goes (Conferencia Missionária da IPI de Maringá em 2006): "Prosseguir, até que todos ouçam, que Jesus veio para salvar. Os confins da terra ouvirão o seu chamado, e sua Igreja irá prosseguir..." 




Nossa nova Família

        Nossas crianças, adotadas no coração, amiguinhas do Benício e Timóteo, que agora já são 18 ao total, estão bem. Todas extremamente pobres, e por isso,  comem todos os dias em nossa casa (almoço e janta). Custoso? Sim! Prazeroso? Absolutamente! Tudo o que foi feito por Cristo e em Cristo, permanecerá pelas gerações. Quem sabe o que o Senhor irá fazer delas? Por isso as amamos e as acolhemos. Entre a fé, a esperança e o amor, o amor é o maior de todos! E não é possível demonstrar o amor, sem atos. ( na foto ainda faltam 6,rsrs)
      Bom, no “frigir dos ovos”, estamos bem e com a mesma alegria e empolgação para anunciar a Cristo ao povo Bara e ver esse povo se render a Cristo.

        

 

PROJETO COOPERADORES

     Como já dissemos, somos cooperadores de Deus e cooperadores com o Evangelho. Nosso objetivo maior é que pessoas possam ouvir de “tão grande salvação”. Assim, todos os projetos, estão engajados em promover a Glória de Deus, por meio do Evangelho de Deus, para a expansão do Reino de Deus, entre os povos que pertencem a Deus, para a glória do Cordeiro de Deus.

   
Filme Jesus

       Ah! Que vindima! Que privilégio levar o nome de Cristo à lugares, que eu pensava: “Quem irá?”
Desde janeiro/2021, apesar dos recursos limitados, já visitamos 24 novas vilas com o filme Jesus. Durante esses 6 anos, Deus nos deu o privilégio de termos vários parceiros que nos ajudam no avançar do Reino de Cristo. Mas destaco o amor do Pastor Emanoel para com o evangelismo e sua ousadia e coragem; Que Deus o conserve assim.
        No total, desde 2015, já visitamos até hoje, 31/03/2021, 225 vilas. Nosso objetivo é ir em todas a vilas Bara que devem ser aproximadamente, 500 ou mais.
 

 

        Além das vilas Bara, temos sido convidados à ir em outras regiões mais distantes, em outras tribos no extremo Sul como os Mahafaly (ainda não alcançado), os  Atandroy (ainda não alcançados) para levar o filme Jesus. Você irá conosco?
 
       Alguém me perguntou: Quais os Frutos? Muitos, posso afirmar! Incontáveis, que serão revelados na vinda do nosso Senhor Jesus. Mas para sermos mais realísticos, esse mês, uma Igreja foi plantada na vila de Sambalá. uma vila Bara da subetnia Tevondro; vila  onde passamos o filme Jesus. Louvado seja o Cordeiro.

 

Ministério infantil

         

    Já estamos com 480 crianças no projeto Infantil. Ufa! Que vindima. Começamos pela fé e continuamos pela fé. Não é fácil, mas o SENHOR tem suprido todas as despesas do projeto.
Nosso maior tesouro é sabe quer, algumas das crianças, agora já adolescentes, começaram a nos ajudar no projeto. Louvado seja Jesus.


 
  
      Irmãos, que alegria é estar com elas e saber que muitas recebem amor e carinho junto a nós. Abusadas, rejeitadas, famintas, necessitadas, etc. essa é a realidade de uma grande porcentagem das nossas crianças, mas que recebem alivio e amor aos pés dAquele que as amou, e amou-as até o fim; não só amor, mas amor pratico. Esse ano, em meio a seca, já distribuímos mais de 6 toneladas de arroz para nossas crianças ( e algumas vilas). Obrigado por colaborar!

    
      Louvamos a Deus, pois foi Jesus mesmo quem disse: “deixai vir a mim os pequeninos”.

      

ESCOLA BE FITIA/ GRANDE AMOR
 
         Nossa escola esta a todo vapor!
        Em menos de um ano, as crianças que entraram no programa, já sabem ler e algumas escrever. São 140 ao total que além da alfabetização são expostas diariamente ao Evangelho da graça de Jesus.
    Algo muito bom a ser comentado, é que, agora, oficialmente, fomos reconhecidos pelo órgão governamental CISCO, como um projeto de alfabetização. Louvamos a DEUS pelo privilégio que ele nos deu e a fé necessária para começar sem recursos, uma escola, que abençoará o presente, o futuro e a Eternidade dessas crianças. 


      

Agricultura à Maneira de Deus

    Continuamos a investir nesse projeto, que pode sim, melhorar a vida das pessoas se conseguirem colherem mais. Obviamente, também é uma grande porta de entrada para o Evangelho.
       Esse ano já estamos ajudando a plantar 4 áreas ( pequenas) que servirão de demonstração para outros verem, e “crerem”. Ano que vem queremos melhorar.
         No mais, alegremo-nos no SENHOR. Alegrai-vos! O SENHOR sabe o que faz.

 

    
   


     Treinamentos

             
   

  Para o mês de abril tínhamos  os treinamentos com evangelistas e pastores, mas tivemos que cancelar devido a um conflito de agendas. Contudo, isso não nos impediu de estar com nossos amados irmãos, que sacrificam suas vidas em lugares ermos, para anunciar a Cristo. Louvamos a Deus pelo privilégio de servir esses "heróis da fé". Ensino é uma grande necessidade na Africa em geral. Por isso, investimos tanto em treinamento e em ensino desses irmãos.

      No mês de Novembro iremos fazer nossa conferencia e esperamos, 120 participantes que trabalham em áreas Baras. Deus nos ajude!


   
 

Bíblias em áudio e o Evangelho de Lucas
 
     Seguimos distribuindo Bíblias em Audio. Embora tenha se esgotado, já fizemos a encomenda e até final de Setembro teremos mais Audio-Bibles para entregar.
     Enquanto isso, distribuímos os evangelhos traduzidos por Marc Niles na língua Bara. O Evangelho de Lucas está disponível, e para àqueles que sabem ler, doamos. Que o SENHOR faça grande o seu nome e sua fama se espalhe em toda nossa região.


    

Janaine e a Enfermagem à distância.
 
     Meu Pai! Quantos, diariamente, nos procuram pedindo socorro.

       Mulheres e homens. Crianças e bebes desnutridos, idosos. Como deixar de fazer o bem? Certamente, de maneira nenhuma rejeitaremos os que vierem a nós. É de fato um projeto custoso, porque a esmagadora maioria não possui recursos para comprar remédio, que são subsidiados por nós mesmos.
Deus tem sustentado, e sua graça também tem sido manifestada na forma de “aliviar o sofrimento” do próximo ( não é essa a história do Bom Samaritano?). Certamente, nem todos os finais são felizes. Nos últimos dias, perdemos 2 crianças por desnutrição. Mas o SENHOR sabe todas as coisas. 

  
      Também começamos um projeto ( pela fé), em parceria com a Igreja local e um médico local, de levar saúde às vilas. Teste de malária, remédios para doenças como diarreia, causadas pela água suja, Malária, e também ensino:  Prevenção de doenças com higienização de água ( tratamento da água com cloro), etc.
Em tudo isso o nome de Jesus é anunciado e proclamado.

  
 

SIM, também continuamos a distribuir arroz.

A Fome continua no Sul
 
      A situação se agravou muito nos últimos meses. Muitos já acabaram com seus estoques de arroz (colhidos a três anos atrás), mandioca, e agora lutam para sobreviver. Contudo, o Deus de toda a graça, não se deixou sem testemunho. Louvamos ao SENHOR pelo privilégio que ele nos deu de abençoar esse povo e saciar a fome espiritual e também física.
      Nosso desejo é poder dar sempre a essas crianças (que sobrevivem com menos de R$1,00) por dia.

  
 
Projeto Costura
Entramos na segunda fase do projeto corte e costura. Agora ensinando bordado. 

    
     

Essas mulheres radiantes, terão como melhorar a qualidade de vida. Todas elas ganharam uma máquina e agora aprendem bordados. Obrigado Senhor Jesus pelo privilégio de abençoar a vida de mulheres tão sofridas, mas que agora, têm uma esperança.

UMA NOTÍCIA ANIMADORA

 

Duas vilas em que visitamos com o filme Jesus, em parceria com pastores locais, tiveram suas convicções abaladas com a realidade da volta de Cristo e o julgamento que virá. Em ambas as vilas, pessoas se converteram e a Igreja foi convidada a estabelecer suas raízes e ensinar sobre Jesus.
Aleluia! Bendito seja o Senhor pelos frutos.

Agradecimentos

“...Louvamos-te ó Deus, pelo dom de Jesus, que foi morto mais vive, supremo Senhor. Aleluia toda glória, te rendemos sem fim. Aleluia tua graça, imploramos amém...”

Meus amados irmãos, MUITO OBRIGADO!
 
Obrigado a todos os irmãos que com fidelidade abençoam o ministério que o SENHOR Jesus nos confiou. Louvamos a Deus pela vida de todos vocês.
Que a graça do SENHOR nunca se aparte da sua vida e Sua bondade seja derramada como as chuvas Temporã e Serôdia – no tempo certo!
 
  

Agradecimentos
    Deus é bom (não é clichê gospel, mas uma realidade, uma característica de Sua glória). Louvamos ao SENHOR pela sua bondade, sustento, cuidado, proteção, amor. Certamente faltariam páginas para agradecermos ao SENHOR e palavras nunca poderão expressar nossa gratidão.
 
       Louvamos a Deus por sua provisão em todos os aspectos.
      Louvamos a Deus pelo convite que recebemos de ir aos Estados Unidos durante o período de Abril a Agosto de 2021 para que a Jana pudesse fazer um curso que irá abençoar muito o ministério. Também teremos a oportunidade de falar em Igrejas que nos convidaram para testemunhar daquilo que o SENHOR tem feito.
 
     Cuidado com as crianças. Louvamos a DEUS porque até aqui o senhor tem cuidado dos meninos e eles não enfrentaram nenhum problema mais sério de saúde. Obviamente, um pé cortado, um ralado no joelho, um galo na cabeça eles têm. Mas o SENHOR os tem preservado.
 
      Louvamos a DEUS pelos mantenedores, que mesmo em meio a crise, em um esforço santo, continuam a nos sustentar aqui e abençoar os projetos. Bendito Seja o SENHOR Jesus.
 
Pedidos de oração.
 
       Pelo nosso futuro.
       Por novas parcerias ministeriais de suporte aos projetos
       Para que Deus nos de sabedoria em todas as circunstâncias
       Para que possamos ser frutíferos no ministério
       Por um avivamento na Igreja em Betroka e pela salvação do Povo Bara.
 

       No mais sincero amor,

  Família Basso.

  Servindo a Cristo e cooperando com o Evangelho em Madagascar.

               CONSIDERE FAZER PARTE DE UM DESSES PROJETOS


     CASO VOCÊ DESEJE CONTRIBUIR PARA QUE POSSAMOS CONTINUAR VISITANDO OUTRAS VILAS BARAS QUE AINDA NUNCA FORAM EXPOSTAS À VERDADE DO EVANGELHO, OU ANENÇOAR A VIDA DESSAS CRIANÇAS, ENTRE EM CONTATO CONOSCO PELO EMAIL:

fernando.basso@aimint.org
OU WHATS APP: +261 0330407890

ACESSE O SITE PARA DOAÇÃO ONLINE:

http://sa.aimint.org/projetos/detalhe/projeto-cooperadores ou

 http://sa.aimint.org/como-participar/contribuindo


PARA PIX:

Banco Itaú
Pix: fernando.basso@aimint.org

Banco do Brasil/NuBank
Pix:03820907998




 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
AMEL-MIAF · RUA MAMBORÊ - 795 · Campo mourão, NM 87302-140 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp