Copy
View this email in your browser

Em 2020 vou focar nas leituras 

Olá amigos, sejam bem-vindos à segunda newsletter do ano. Ai que delícia! Adoro quando podemos contar coisas aleatórias assim no começo do ano: primeiro beijo do ano, primeiro filme do ano, primeiro café do ano e por aí vai. Até o final do mês certamente estarei contando várias coisas randômicas.

Hoje quero papear sobre as metas de leitura desse novo ano. Se alguma vez eu começar o ano sem fazer enormes listas, sinto muito, terei sido abduzida e substituída por um clone safado. Espero que vocês se empolguem tanto quando eu com essa folha em branco super disponível para preenchermos da melhor maneira 😄

Em 2019 eu aprendi que dar valor à leitura é uma das coisas que mais me enriquece e me alimenta a alma. Eu já sabia disso, no entanto, em 2019 a leitura veio em primeiro lugar pra valer, fico muito feliz de lembrar de todas as horas que passei lendo, me traz aquela sensação de ter conquistado algo muito grandioso. É um sentimento incrível. E o mais legal é que não me apressei nas leituras, li no meu ritmo, de boa e me cobrei pouquíssimo (ter passado um tempo em off do Instagram me ajudou).  

No entanto sempre achei muito difícil conseguir equilibrar todos os meus hobbies, eles são muitos: amo ler, escrever, jogar, ver filmes e séries, desenhar, dançar, fazer yoga (esse é novo, depois falarei mais sobre isso porque olha, estou arrasando). E no ano passado eu resolvi que iria colocar todos esses hobbies na minha agenda, na minha lista de tarefas: tal dia vou ver filme, tal dia vou desenhar e por aí vai. E não é que deu certo? E tudo bem se no dia estava marcado para  desenhar, mas nossa, queria muuuuito terminar aquela temporada incrível daquela série incrível. Marcava para fazer essas coisas, mas não me cobrava, não era algo que pesava.

E isso me ajudou pra caramba, no final do ano percebi que tinha voltado a desenhar, que estava indo bem no yoga, que tinha lido MUUUITO, que tinha assistido filmes e séries incríveis. Que satisfação! Então em 2020 vou manter esse mesmo esquema de já deixar separado um tempo na semana para fazer as coisas que amo, acho que essa foi a lição mais importante do ano: me permitir ter tempo para fazer o que amo fazer, curtir os momentos de lazer sem estresse.

Mas olha só, tem um detalhe: teve uma única coisa que optei fazer TODOS OS DIAS. Adivinha? A leitura, claro. E ter dado essa prioridade foi incrível, porque teria sido muito mais fácil eu resolver ver um filme ou só ficar jogando.

Ter colocado a leitura - e os demais hobbies - na minha agenda, transformando eles em compromissos não foi algo problemático para mim, os dias que não rolava de fazer o que eu queria não se transformaram em gatilho ou me deixaram na bad. Mas também não sou muito parâmetro para essas coisas porque sou desencanada por natureza (sagitariana né, mores). Foi exatamente o contrário, visualizar aquelas coisas super bacanas que eu queria fazer me animava: "ah, que pena que não deu pra ver esse filme hoje, mas manoooo amanhã eu assisto e vai ser foda" e seguia o baile, no dia seguinte ou no outro, acaba fazendo tempo para ver aquele filme. 

 


Não sei quais são as suas metas para 2020, sejam elas literárias ou não, você tem que fazer apenas uma coisa: ser consistente. 

Que papo de tia, eu hein! Sério, a tiazinha que faz academia comigo manda isso no grupo TODO SANTO DIA. No entanto, ela está tão coberta de razão que dá vontade de responder com palminhas toda vez, mas nem preciso porque já tem umas 6 pessoas que respondem assim (todas também tiazinhas, ops... acho que encontrei o meu nicho). Mas agora é sério, seja consistente, você consegue! 

A Ana Carolina (do Eu Organizado) sempre fala da Regra de 2 Dias do Matt D'Ávilla (ele tem um canal incrível no Youtube) e eu sempre fico pensando nisso - até porque estou sempre ouvindo o podcast da Ana e sério, ela fala isso sempreeee. Aliás, ouça o podcast dela, recomendo muito. 

Essa regra é simples: se você quer ler 10 páginas todo dia, tudo bem deixar de ler por UM dia, mas NUNCA por 2 dias seguidos. Na primeira vez que ouvi falar de tal coisa pensei: ah, que besteira, imagina. Imprimi um calendário enorme e grudei na minha parede, a regra era ir pra academia todo dia, poderia faltar UM dia, mas nunca dois. Fui testar a regra do Matt pra ver se dava algum resultado, já que estava difícil encontrar inspiração para ir pra academia.

O resultado foi que vi bem na minha cara que o método do Matt funciona bem. Eu fui para academia a semana inteira, inspirada, energizada, UHUL, finalmente vai rolar!!! Maaaaaas apareceu um final de semana meio conturbado no meio do caminho e... faltei 2 dias. Era tão simples: bastava eu ir sábado de manhã para a aula de dança e PRONTO, teria conquistado essa vitória, mas eu resolvi dormir um pouquinho mais aquele dia, sabe? E aí no domingo... sei lá o que eu tinha pra fazer no domingo, mas sei que não fui pra academia (nossa, ninguém merece ir de domingo pra academia, né? É muito provável que nem tenha acontecido nada de especial naquele domingo, somente esse pensamento já deve ter me convencido a não ir). Quando chegou segunda-feira eu estava com um desânimo da peste! Não queria ir de jeito nenhum. Pois não fui. E na terça também não... E aí resolvi ir na quarta, animada para voltar com o método, mas também não lembro o que aconteceu e eu acabei não indo. 

É, pois é. Parece que faz sentido você não pular dois dias seguidos quando você quer estabelecer um novo hábito.
 

 


O negócio é o seguinte: todxs vocês são incríveis, lindos, cheirosos (espero) e vocês conseguem fazer tudo o que vocês sonharem fazer. É ISSO. Pode parar de se limitar, de se colocar pra baixo. OLHA BEM PRA VOCÊ, você é incrível! Espero que você também consiga ver isso. 

Vamos separar esse ano para nos cobrarmos menos? Quem sabe vira um hábito pra vida, né 😉
A gente se cobra demais, por besteiras demais. Avalie suas metas para esse ano, são coisas viáveis? São metas realmente suas ou tem o dedo do outro ali? Repense, com calma, com amor, porque você merece e você é foda. Mas pega leve, beleza? 

Uma das minhas palavras para guiar o ano é: FRUIÇÃO. Deixar fluir, aproveitar e desfrutar todos os momentos, sejam eles planejados ou não. Sejam eles de lazer ou de trabalho. Só vem, que estarei aqui com calma para abraçar o que vier.

 

 


Nossa, escrevi tudo isso, mas não falei das leituras! Não sei como vocês me aguentam!  

Esse ano estou super empolgada com as leituras e vou continuar priorizando esse hábito, me importando mais com a consistência do que com a quantidade de páginas lidas. Esse ano quero ler mais livros de Não Ficção, Graphic Novels e Ficção Científica, vou mostrar as listas aqui.  Se  quiserem me acompanhar em alguma leitura: BORA!



LINKS: Duna / Americanah / Quem teme a morte / Justiça ancilar / Outsider / A parábola do semeador / Filhos de sangue e osso / Além do planeta silencioso / Trilogia Fundação / As crônicas de Nárnia

Animadíssima para ler esse livros! Sempre fico muito animada no começo do ano, mas passa um tempinho e eu esqueço dessas leituras (ops kkk). Por isso que resolvi já começar a ler, para dar aquele gás, e escolhi As crônicas de Nárnia. Estou lendo e gostando, espero que continue assim. 

Agora uma coisa é fato: esse ano eu vou ler a Trilogia Fundação do Isaac Asimov NO MATTER WHAT! O bagulho é sério agora, irmão! Há anos eu li o primeiro volume, depois demorei anos para ler o segundo, adivinhem só? Anos se passaram e não li o terceiro, agora não lembro de mais nada. Vou começar do zero com essa história, mas lembro que estava adorando... não sei porque desisti. Eu sou péssima com séries e trilogias, mas espero melhorar em 2020. Torçam por mim!




LINKS: Encarcerados / Ubik / Neuromancer / O guia dos mochileiros da galáxia / O esplendor / Changeling / A máquina do tempo / Flores para algernon / Metrópolis / Encontro com rama

Além da lista gigante das metas separei mais listinhas, É CLARO! Então estão aí alguns títulos de Ficção Científica que quero muito ler esse ano. Essas outras listinhas aqui não são exatamente prioridades como a lista de metas, mas são livros que estou muito animada pra ler e é bem possível que aconteça, mas essas outras listas estão meio em aberto.

Esse ano vou fazer duas releituras muito importantes: Neuromancer e Guia do Mochileiro das Galáxias, dois clássicos da Ficção Científica que amo muito e nem preciso dizer né, estou louca pra reler nessas edições novas!



LINKS: Hiperfoco / 21 lições para o século 21 / Pálido ponto azul / Inferior é o car*lho / Existo, existo, existo / Crônicas espaciais / Homo Deus / A cidade perdida do deus macaco / Outras mentes / A terra inabitável / Afiadas

Preciso confessar que a minha maior lista é a lista de Não Ficção. Gente (!!) eu descobri o quanto livros de Não Ficção são maravilhosos, perfeitos sem defeitos e agora tudo o que eu quero para minha vida é ler Não Ficção. Esses aí são apenas o começo da lista (kkk rindo de nervoso), mas fala sério, títulos incríveis, estou doida pra ler! 


Agora uma coisa legal que está rolando são os projetos e desafios literários que o pessoal tem feito. Esse ano até eu estou empolgada com isso! 

✨ Meu projeto literário com a lindíssima da Júlia do IG @sofalodelivro confira:
Quero ler tudo: Elena Ferrante

✨ Tem o projeto da Thais Okubaro com o Thiago do @bookboxbrasil para ler todos os livros do Murakami (aaaa meu coração):
Murakami 2020

Se você souber de outros projetos bacanas me manda para eu divulgar na news da semana que vem :D



Lembrando: se você já leu um desses livros e quer comentar sobre ou se você ainda não leu, mas também está super afim, bora ler junto e trocar ideia! :D 

Espero que vocês tenham gostado da news de hoje. O feedback de vocês é sempre algo incrível, agradeço demais <3

Aproveita para me contar quais são os seus planos de leitura para esse ano! Quero todos os detalhes :D Posta no insta e me marca!

E semana que vem tem mais, se cuidem!

Com carinho,
Rita Zerbinatti

Twitter
Facebook
Blog
Instagram
Essa newsletter foi escrita por Rita Zerbinatti

Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
 






This email was sent to <<EMAIL>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Acúçar ou adoçante? · R. Cap. Pacheco e Chaves · São Paulo, SP 03126-000 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp