Copy

Cidadãos Por Coimbra | Newsletter 04

View this email in your browser

Cidadãos Por Coimbra | Newsletter 04
24 de abril de 2013  

COIMBRA É A NOSSA CAUSA!
Convite à participação


JORNADAS CIDADÃS
28 de Abril de 2013
Domingo, 10h - 18h30

Conservatório de Música de Coimbra


O movimento Cidadãos por Coimbra vai realizar uma grande jornada cidadã! A iniciativa decorre no próximo dia 28 de Abril, domingo, no Conservatório de Música de Coimbra.

Será um momento de discussão programática e apresentação pública dos cabeças-de-lista à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Coimbra.

A parte da manhã, entre as 10h30 e as 13h00, é ocupada com diferentes debates sectoriais, a decorrer em simultâneo. Na parte da tarde, das 15h00 às 18h30 acontece uma sessão plenária seguida de uma sessão com intervenções políticas.


Contamos consigo para construir este movimento! Participe e ajude-nos a divulgar esta iniciativa.

Sessões de debate programático

com entrada livre e de participação aberta,  a decorrerem em simultâneo, entre as 10h30 e as 13h00


  1. Uma Coimbra desenvolvida e justa

Que estratégia de desenvolvimento para o concelho em contexto de crise? Qual o papel do município no desenvolvimento regional, nacional e europeu? Qual o papel do Ensino Superior e da Saúde? Que futuro para as empresas e famílias afectadas pela crise e pela austeridade? Como combater o desemprego e a crise social? Quais os problemas e potencialidades do conjunto diverso das freguesias? Como assegurar a participação cidadã na definição de planos de desenvolvimento?

 

  1. Uma Coimbra reabilitada e territorialmente equilibrada

Quais as estratégias principais para o ordenamento do território, em Coimbra? Qual a relação dessas estratégias com o “planeamento” regional? Que estratégias para a reabilitação, requalificação urbana e inversão da desertificação no centro da cidade? Qual o papel das infra-estruturas? Que política para a habitação e qual a sua relação com a requalificação? Como assegurar a participação cidadã nas decisões sobre a cidade?

 

  1. Uma Coimbra ambientalmente sustentável

Qual a melhor política de solos capaz de alicerçar o desenvolvimento urbano e agro-florestal? Como valorizar o património natural e os espaços verdes? Como melhorar a paisagem do concelho? Que estratégias para a água, a energia e o tratamento de resíduos? Qual o papel dos transportes e acessibilidades locais, regionais e nacionais no desenvolvimento do município? Como assegurar a participação cidadã em prol de um ambiente sustentável?


 

  1. Uma Coimbra culta, cosmopolita, criativa e com memória

Qual o papel da cultura e da criatividade no desenvolvimento do concelho? Como garantir as condições para a criação artística e a fruição cultural? Como gerir e dinamizar os espaços culturais? Como preservar o património histórico e cultural? Como modernizar a memória e a tradição? Que estratégias para o turismo? Como pensar Coimbra numa dimensão cosmopolita, na sua diversidade populacional, em rede com o país, a Europa e o mundo?


 

  1. Uma Coimbra inclusiva, solidária e de futuro

Como combater a pobreza e a exclusão social? Como garantir condições de vida digna a famílias em situações precárias, minorias étnicas e imigrantes? Como garantir a todas as crianças um acolhimento e uma educação de qualidade? Que estratégia para a rede escolar e de creches? Que políticas para a juventude e para os mais velhos? Como formar para a prática desportiva e fomentar o desporto? Qual a importância do lazer e dos tempos livres?

Como chegar

O Conservatório de Música de Coimbra localiza-se na Quinta das Flores, na Rua Pedro Nunes (mapa disponível 
aqui).


Copyright © 2013 Cidadãos Por Coimbra, All rights reserved.