Visite o site do XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar: clique AQUI!

Terapia Familiar: saiba como foi o V Encontro Mineiro

 

Aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, o V Encontro Mineiro de Terapia Familiar, com a presença de profissionais e estudantes muito interessados em compartilhar e adquirir conhecimento e divulgar seus próprios trabalhos. Durante todo o sábado (15), os participantes ocuparam as cadeiras e o palco do auditório principal do Centro Universitário UNA, celebrando também a parceria entre a Associação Mineira de Terapia Familiar (AMITEF) e a instituição de ensino.

 

Por volta das 9h30, a presidente da AMITEF, Andrea Moreira Maciel, e o presidente da ABRATEF, Marcos Naime Pontes, junto com a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Clínica Sistêmica e Psicanalítica de Famílias, Casais e Grupos da UNA, Claudia Neto, abriram o evento com mensagens de boas-vindas. Logo em seguida, iniciou-se a apresentação do psicólogo e educador Walter Ude, que falou sobre as angústias de trabalhar as relações em uma sociedade voltada à solidão e ao individualismo.

 

Depois, Marlene Rodrigues Gomes da Silva emocionou a todos com uma sessão prática de Terapia Comunitária, onde foi trabalhado o tema "medo de não ser aceito ao falar", proposto por uma das participantes e apoiado pela maioria presente.

 

Após um rápido coffee break, os participantes retornaram às cadeiras do auditório da UNA para ouvir a apresentação de Valéria Tassara, "Obesidade na família e interações familiares: uma trama complexa".
Durante cerca de uma hora, Valéria contou detalhes do trabalho realizado entre terapeutas e médicos para atender uma criança acima do peso que não conseguia emagrecer por causa da dinâmica familiar. Entre os temas discutidos estavam a sensação de pertencimento da criança, que por ser gordinha se identificava com as tias, criando uma dificuldade que precisava ser contornada para o avanço do tratamento.

 

Marcos Naime Pontes e Andrea Moreira Maciel também apresentaram uma mesa sobre a história da Terapia Familiar no Brasil e as políticas públicas voltadas para a área, com a apresentação de casos atendidos por Andrea em abrigos da cidade de Belo Horizonte.

 

Quem também compartilhou conhecimento naquela noite foram os alunos de pós-graduação da UNA, que comentaram brevemente os trabalhos que estavam desenvolvendo sob a orientação de Claudia Neto.

O evento também foi marcado por sorteio de livros, pela presença da Casa do Psicólogo e por pessoas das cidades mais próximas e alunos de instituições como a PUC-MG e UFMG.


Ainda dá tempo!


PRORROGADO PRAZO DE  INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

 

 

XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar

Inscrições de trabalhos até 31/março

Não perca tempo! A data limite para envio de trabalhos aos XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar foi prorrogada. Até o dia 31 de março, quem já fez sua inscrição no evento poderá cadastrar o seu trabalho e, em julho, apresentá-lo para os profissionais do Brasil todo.

Todas as propostas para a apresentação nas atividades científicas deverão ser preenchidas no formulário disponível no site da ABRATEF e enviadas online, gerando um e-mail resposta que confirma o envio do mesmo.

Antes de inscrever seu trabalho, pedimos que leia atentamente as orientações sobre todos os procedimentos, para que você realize a inscrição de seu trabalho com sucesso. Mais informações, no página do congresso.
 

E mais:

 

22 de março

São Paulo, SP

Gritos e Sussurros – Conversando com casais

Muitas são as perdas paralisadas em um tempo passado que a cada dia se tornam mais presentes na relação. Quem de nós, como terapeutas, nunca se desesperou por se sentir paralisado num encontro com algum casal? O encontro do dia 22 de março tem como proposta refletir e viver o desafio de construirmos espaços reflexivos que possam mobilizar novos recursos para a viagem incrível de formar um par, ou quem sabe, para autorizar a desconstrução do que não é mais possível se manter. Ministrado por Sandra Fedullo Colombo, workshop já está com inscrições abertas e mais informações podem ser obtidas no site da ABRATEF ou no flyer do evento.
 

22 de março
Juiz de Fora, MG

 

Especialização em Terapia Familiar: Abordagem Extensiva ao Grupo e Comunidade

Objetivo: Compreender as dinâmicas conjugal, familiar, grupal e comunitária, bem como promover formas de intervenção nestes campos. Destaca-se o diálogo teórico-prático com ênfase nas principais escolas relacionadas à teoria sistêmica. Curso interdisciplinar com prática psicossocial para profissionais de saúde, humanas e educação. Prática psicoterapêutica somente para psicólogos. Frequência: 1 vez ao mês (sextas a noite e sábado dia inteiro) Duração: 4 anos. Mais informações no site do ITF-MG.


28/março
Curitiba, PR

Terapia Sexual Sistêmica

 


Workshop Internacional promovido pela APRTF: "TERAPIA SEXUAL SISTÊMICA" com a Psiquiatra e Psicoterapeuta Sistêmica, Dra. TERESA ARCELLONI, da Itália. Não perca tempo e inscreva-se já!
Copyright © 2014 ABRATEF, All rights reserved.