Visite o site do XI Congresso Brasileiro de Terapia Familiar: clique AQUI!

Aconteceu no último fim de semana, em Curitiba, o tão aguardado Workshop Internacional de Terapia Sexual Sistêmica, com Teresa Arcelloni. Promovido pela Associação Paranaense de Terapia Familiar (APRTF), o evento foi um grande sucesso, contando com mais de 300 participantes que saíram de diversos estados e municípios do Brasil: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, norte do Paraná e tantos outros.
 

 

Durante dois dias muito bem aproveitados, a palestrante convidada prendeu a atenção da plateia e promoveu interações muito interessantes a respeito dos aspectos da dinâmica relacional de casal ligados à comunicação sexual e de gênero.

 

Na sexta (28), Teresa Arcelloni iniciou a programação com conceitos e descontruções que ela classificou como "uma grande confusão", convidando todos a reverem seus preconceitos antes de ouvir e discutir a sexualidade. E como ponto de partida, contou sobre o preconceito que ela mesma possuía dos brasileiros. Um preconceito nada pejorativo, como foi bem traduzido pela terapeuta de família Cynthia Ladvocat, que atuou como intéprete oficial do evento.
 

 

A primeira imagem de brasileiros que Teresa teve foi de um pequeno grupo de soldados que desembarcou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente na cidade de Piacenza, onde a palestrante vive. Segundo a terapeuta, esses homens cantavam e brincavam com as crianças locais, de maneira amável, e usavam o curioso brasão da Força Expedicionária Brasileira.

 

A partir disso, foi discutido o preconceito com que o terapeuta pode ver o casal à sua frente, que não necessariamente precisa ser algo negativo. Muitas vezes, o terapeuta age de maneira preconceituosa ao apoiar inconscientemente uma característica que ele considera positiva para o casal. Foi um dia de trabalho mais leve, em que a palestrante contextualizou a importância da Terapia Sexual Sistêmica em relação a outras ciências e apresentou o pensamento do psicoterapeuta e sexólogo alemão Ulrich Clement, o qual Teresa tem traduzido e editado em italiano.
 

 

No sábado (29), por volta das 8h30, os participantes do evento já lotavam o bloco azul da Universidade Positivo. Novamente, foi um dia muito proveitoso, mas, desta vez, Teresa deixou de lado a "grande confusão" apresentada anteriormente e passou a abordar técnicas e métodos utilizados que podem ser aplicados pela Terapia Sexual Sistêmica durante os atendimentos.

 

Entre esses métodos destaca-se a Biografia Sexual e o Duograma, uma adaptação do Genograma voltado para as histórias de casais das pessoas que estão sendo atendidas. A palavra Duograma, inclusive, foi cunhada pela própria Teresa em parceria com a terapeuta Gloria Ferrero.
 

 

Depois de encerrado o Workshop, foi a vez de toda a equipe organizadora da APRTF subir aos palcos para receber os aplausos – junto com Teresa Arcelloni e Cynthia Ladvocat – do público presente. Parabéns a todas!

 

AGENDA ABRATEF

 

AINDA DÁ TEMPO!

 

O MAL ESTAR NA FAMÍLIA: REALIDADES E FICÇÕES

05/abril – São Paulo, SP

 

Simpósio promovido pela Diretoria Científica da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo em parceria com a Comissão de Casal e Família da Federação Psicanalítica da América Latina.

Participação Internacional: Rodolfo Moguillansky - Psicanalista da Asociación Psicoanalítica de Buenos Aires, Coordenador da Comissão de Casal e Família da Federação Psicanalítica da América Latina, Reitor do Instituto Universitario de Salud Mental da Asociación Psicoanalítca de Buenos Aires e Membro de l'Association Internationale de Psychanalyse de Couple et de Famille.

Confira mais detalhes na agenda da ABRATEF ou no site da SBPSP.
 

E mais:

 
UM CURSO EM CONVERSA, UMA CONVERSA EM CURSO

07/abril – Espaço do Saber em Ação
São Paulo, SP

 
São seis aulas, sempre às segundas feiras (7, 14 e 28 de abril e 5, 12 e 19 de maio), das 19h às 22h. Investimento: Inscrição R$ 472,50 + 2 parcelas do mesmo valor. No total, são dez vagas.
 
Outras formas de pagamento e ou informações pelo fone (11) 3167-1625 ou pelo site  www.saberemacao.com.br, além da própria agenda da ABRATEF.

CURSO DE ATUALIZAÇÃO: TERAPIA SISTÊMICA DO PERDÃO

08/abril – Núcleo de pesquisas Dr. Moisés Groisman
Rio de Janeiro, RJ


O perdão é uma questão fundamental nas relações humanas. É possível perdoar? Quem? Quanto? Quando? Como? Para Quê? Essas e outras perguntas serão debatidas nesse curso inédito no Brasil.

Início: 08/04/14 (3ª feira)
Horário: 12h às 15h30
Duração: 12 meses

Mais informações na agenda da ABRATEF.

PRÁTICAS NARRATIVAS NA TERAPIA

16/abril – Familiare Instituto Sistêmico
Florianópolis, SC


O Familiare Instituto Sistêmico de Florianópolis está promovendo mais uma edição do curso Práticas Narrativas na Terapia, ministrado pelo psicólogo João David C. Mendonça. O curso, que acontecerá semanalmente às quartas-feiras (das 19h às 22h), é baseado no enfoque narrativo desenvolvido pelo terapeuta australiano Michael White (1948-2008).

Mais informações na agenda da ABRATEF ou pelo telefone (48) 3233-4635.
Copyright © 2014 ABRATEF, All rights reserved.